Afinal, o que significa esta tal Norma de Desempenho das Edificações para você, consumidor final?
Para o consumidor, a norma vai ao encontro do que procuram na hora de adquirir o tão sonhado imóvel, já que visam por conforto, estabilidade, vida útil adequada da edificação, segurança estrutural e contra incêndios.
Com isso, é aguardada uma mudança de cultura na construção habitacional, visto que existem exigências a serem cumpridas ao longo dos anos, consequentemente uma melhoria da relação de consumo no mercado imobiliário.
A norma divide as responsabilidades sobre a edificação entre os projetistas, fornecedores de materiais, construtor e usuário (que deve seguir o que é previsto no manual de uso que deve ser entregue na compra da unidade).
Não pense que por sua casa ser de pequeno porte ela não deve seguir as diretrizes desta norma, toda edificação habitacional consolidada a partir de Julho de 2013 deve apresentar os requisitos mínimos propostos.
Portanto iremos mostrar em cada um dos sistemas o que sua residência deve apresentar, os requisitos gerais e em cada um dos 5 sistemas (estrutural, pisos, vedações, coberturas, hidrossanitário).
Fique por dentro e não faça da realização de um sonho o início de um pesadelo. Prestamos consultoria sobre a aplicação da Norma de Desempenho.
· Realização de ensaios que garantem os parâmetros da Norma;
· Supervisão de projetos para adequá-los as exigências de norma;
· Consultoria em assuntos relacionados a norma;
· Emissão de laudos técnicos atestando o atendimento à norma.
Cabe ressaltar que a norma 15575 está em processo de revisão, o foco da revisão é melhorar ainda mais o bem estar dos ocupantes das edificações habitacionais e estará em aspectos como segurança contra incêndio, desempenho térmico, lumínico, acústico e durabilidade.
Comentários