O Pacômetro, é um instrumento utilizado na engenharia Diagnóstica, ele também conhecido como scanner de parede, o pacômetro é item obrigatório de um Engenheiro Perito.
O ensaio de pacometria consiste em um método não-destrutivo, e que pode ser usado como apoio para a engenharia diagnóstica em inúmeras análises diferentes.
Nesse sentido, o ensaio visa identificar materiais construtivos que não se encontrem visíveis, ou sejam que estão dentro das estruturas das edificações, no interior das paredes, vigas, pilares e lajes.
Desse modo, ele é usado na identificação de barras de aço. Este modelo também é capaz de detectar fiações elétricas, tubulações, tubos de cobre, instalações hidráulicas de PVC e madeira.
Ensaio de Pacometria – Quando Usar
Sua principal finalidade é para análises dos elementos estruturais de uma edificação. Afinal de contas, esse procedimento é essencial para que outros tipos de ensaios também possam ser feitos, como a extração de testemunho, a profundidade de carbonatação, assim como o potencial de corrosão também.
Em síntese, o ensaio de pacometria tem a capacidade de detectar como a barra de aço em vigas está posicionada, assim como as lajes de estruturas feitas em concreto armado e os pilares.
Além disso, há modelos também que são capazes de identificar não só a posição, como também o cobrimento e o sentido do aço (Este modelo utilizado tem baixa precisão na detecção da espessura das barras).
Como Usar o Pacômetro?
O Pacômetro funciona por meio de indução magnética, é preciso posicionar o pacômetro na parede ou no elemento estrutural que será alvo da avaliação. Em seguida, ele deve ser movimentado na vertical e na horizontal. Mas, para isso, é necessário sempre observar as informações que estão descritas na tela do pacômetro.
Confira o vídeo a seguir do Pacômetro sendo utilizado:
Qual a Importância da Realização do Ensaio de Pacometria
Os ensaios tecnológicos, como o ensaio de pacometria, por exemplo, são fundamentais para que o engenheiro civil ou responsável pelo serviço de inspeção, seja capaz de diagnosticar de forma correta a orientação correta do concreto armado.
Cabe ressaltar que para determinar melhor a condição da estrutura, demais ensaios devem ser elaborados, ou seja, qual o estado do sistema que está sendo analisado.
No caso do vídeo, e das imagens a seguir, utilizamos o ensaio de Pacometria para detecção das barras de aço, em conjunto fizemos o ensaio de esclerometria, desta forma, conseguimos identificar e modelar os elementos do concreto armado e suas seções, de posse destes valores inserimos os dados em software de estruturas que nos forneceu a capacidade máxima de suporte da edificação (sobrecarga).